Situado no campus, junto ao hotel onde estamos hospedados, é constituído por um grande complexo escolar, com ensino desde o pré-escolar até ao final do secundário e outros edifícios onde funcionam, imaginem, 9 faculdades e 2 institutos. A sério!!!
Este centro escolar é propriedade de uma empresa familiar (grande família!!!) que detem cerca de 30% do ensino privado na Turquia. É um mundo à parte, sem dúvida!! E pouco tem a haver com a restante realidade do país.
Curiosidades de fazer inveja (até a paises que se consideram desenvolvidos): os alunos começam a aprender xadrez e a frequentar os laboratórios de biologia e química, logo no pré-escolar; as aulas, a partir do 9º ano, são leccionadas em inglês; quem reprova a inglês, não transita para o secundário; no final do secundário, têm acesso a várias universidades, noutros paises, com quem têm protocolos; as turmas não têm mais de 20 alunos; ninguém faz barulho ou corre nos corredores; o bar é gigantesco e parece um bar de hotel; cada professor tem a sua secretária e computador na sala de professores; pista de prevenção rodoviária (com carrinhos e tudo!), torre com observatório astronómico (Para quê observar os astros, quando já se trabalha no céu?!!)....
(Curiosidade tranquilizadora para a professora bibliotecária da Fernão do Pó: apesar dos 350 000m2, o fundo documental da biblioteca tem apenas o dobro do nosso e está organizado, tal como o nosso, pela Classificação Decimal Universal-CDU. Boa!!)
Sem comentários:
Enviar um comentário