Samandira Endustri Meslek Lisesi

Após a fotografia de grupo e um momento de convívio, durante o pequeno-almoço, estava na hora de iniciar oficialmente os trabalhos. Nada melhor do que uma visita à escola parceira turca - Samandira Endustri Meslek Lisesi - o que, traduzido em miúdos, significa qualquer coisa como Escola Industrial de Samandira.
Parceira do projecto Comenius e anfitriã deste encontro, trata-se de uma escola secundária vocacionada para as áreas tecnológicas - mecânica, electrónica, ar condicionado, refrigeração, aquecimento, energias renováveis - frequentada sobretudo por rapazes (90%).
Fomos recebidos por uma "guarda de honra" dos alunos escuteiros da escola, fardados a preceito.
Assistimos a uma audição de música tradicional executada por alunos e, após visita às oficinas da áreas tecnológicas, fomos recebidos no gabinete do director da escola que nos deu oficialmente as boas-vindas. Mais tarde, num dos últimos dias do encontro, voltámos à escola para leccionarmos uma aula de iniciação à língua portuguesa a um grupo de alunos.
Samandira Endustri Meslek Lisesi, escola a funcionar em instalações algo degradadas, mas onde não faltam as tecnologias da informação, internet, computadores, quadros multimédia e oficinas equipadas com o patrocínio de algumas marcas bem conhecidas.
Mas mais importante do que tudo isso é o entusiasmo, a afabilidade, a curiosidade, a ânsia de querer saber, mais e mais que demonstraram os alunos com quem contactámos.
No final de algumas horas de trabalho em conjunto, trocaram-se contactos e o desejo de nos reencontrarmos, em breve, em Portugal.

Sem comentários: