"(...) still we are the same" - The meeting

Após recepção pela escola anfitriã, fomos recebidos pela edilidade local, num restaurante de Samandira, onde também foram entregues placas comemorativas do encontro a cada uma das delegações.

As sessões de trabalho decorreram, logo a partir dessa tarde, num salão do hotel, durante dois dias. No primeiro, cada uma das delegações apresentou a estrutura curricular das respectivas escolas. No segundo, foram apresentadas boas práticas em sala de aula, um menú de cada país e os resultados de inquéritos, realizados em cada escola, sobre os jovens e os mass media.

As apresentações da Fernão do Pó foram realizadas pelos elementos da respectiva delegação, constituída pelas professoras Margarida Nunes, (1º ciclo), Fátima Pinheiro (H.G.P., 2º ciclo), Dora Jesus (Inglês, 3º ciclo e sec.) e Clara Santos (professora bibliotecária; 2º ciclo, L.P.).

Assim, a professora Dora Jesus apresentou os resultados do inquérito realizado a alunos da nossa escola sobre os mass media. Fez igualmente uma apresentação sobre a estrutura curricular da nossa escola e sobre os cursos CEF de Cozinha e Empregados de Mesa e o funcionamento do restaurante pedagógico.

As professoras Margarida Nunes e Fátima Pinheiro apresentaram o projecto de articulação vertical - "De rei a presidente, vá lá entender a gente!" - que estão a desenvolver com uma turma de 4º ano, no domínio da História de Portugal, envolvendo actividades semanais desta disciplina, desenvolvidas em parceria de forma a garantir uma transição para o 5º ano melhor enquadrada nas dinâmicas do ciclo de ensino que os alunos irão integrar.

A professora Clara Santos apresentou o projecto "Ler, Lazer e Aprender", desenvolvido na Escola Fernão do Pó há cerca de 5 anos, que envolveu uma investigação no âmbito das competências de leitura e do seu impacto no sucesso dos alunos. Este projecto envolveu duas das suas turmas e duas turmas do 4º ano e traduziu-se na implemenatção de uma estratégia regular de leitura recreativa, cujo impacto nas competências de leitura dos alunos e nos respectivos resultados escolares foi avaliada no início e no final do projecto e comparada com turmas de controlo. Este projecto permitiu avaliar o impacto desta estratégia de sala de aula na fluência de leitura, na melhoria dos resultados escolares, nos hábitos de leitura e até na disciplina, dando origem a dois Cursos de Formação de professores, ministrados pelas professoras Mariana Costa e Ana (?), através dos Centros de Formação de Bombarral e Lourinhã.

A entrega de diplomas ocorreu durante um jantar de despedida, no Sera Cafe, no meio de brindes e discursos.. Os participantes puderam também assistir à execução de artesanato local e "executar" danças regionais. É justo afirmar que as delegações portuguesas "viram-se gregas" para executar danças turcas. É muito movimento de pés!...

Sem comentários: